
Desafios da Saúde Mental
Nesta seção você encontra algumas descrições de emoções e sensações que podem te ajudar a identificar que algo não vai bem. Você não precisa passar por isso sozinha(o).
Deixo aqui o meu convite para atravessarmos juntas(os).

Depressão
Sentimentos persistentes de tristeza, perda de interesse em atividades antes apreciadas, alterações no sono e apetite, e falta de energia são sinais comuns de depressão. Se você ou alguém que você conhece está enfrentando essas sensações, pode ser importante buscar ajuda profissional.
Ansiedade
Sensação constante de preocupação com o futuro, nervosismo frequente, dificuldade em relaxar e insônia são sinais comuns de uma ansiedade em desequilíbrio.
Caso sinta-se assim, saiba que buscar apoio e tratamento psicoterapêutico pode ajudar a minimizar estas sensações.


Burnout
O esgotamento físico, mental e emocional, fruto do estresse prolongado no ambiente de trabalho, reflete as pressões e expectativas da cultura organizacional, onde a necessidade constante de produtividade se entrelaça com nosso senso de valor pessoal. Este estado, é uma consequência das dinâmicas sociais e culturais presentes nos ambientes de trabalho.
Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH
Condição neurobiológica que afeta a capacidade de uma pessoa de se concentrar, controlar impulsos e regular o comportamento. É comum que a distração, hiperatividade e impulsividade impactem significativamente a sua vida diária, incluindo desempenho acadêmico, trabalho e relacionamentos pessoais.


Síndrome de Pânico
Sensações físicas intensas, como batimentos cardíacos acelerados, dificuldade para respirar, tremores, sudorese nas mãos e axilas e sensação de morte iminente.
Caso tenha episódios como este, buscar ajuda profissional pode ser fundamental para compreender melhor suas experiências, identificar possíveis gatilhos, aprender estratégias eficazes de enfrentamento de forma que uma melhoria significativa na qualidade de vida e no bem-estar emocional seja possível.
Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
Pensamentos persistentes e indesejados podem levar a rituais repetitivos como uma forma de aliviar a necessidade de controle, previsibilidade e ansiedade associada. É comum que estes pensamentos interfiram significativamente na vida diária e nas suas atividades cotidianas.
